sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Diferenças entre o Homem Sikh e o Muçulmano

Sikhismo é uma religião e Islamismo é outra. São religiões totalmente diferentes.

A saudação Sikh é Sat Sri Akaal
A saudação do Islã é Salam Aleikum

A mulher sikh tem direitos iguais aos dos homens. É independente, pode trabalhar, fazer pregações religiosas, recitar cânticos sagrados. O Sikhismo nasceu com o propósito de acabar com diferenças de cor, raça, religião e gênero.
No islã, a mulher precisa seguir determinadas regras de conduta e ser amparada por alguém do sexo masculino.

Sikhismo: religião nascida na Índia e tem como fundador Guru Nanak Dev Ji. O livro sagrado dos sikhs é o Guru Granth Sahib Ji. Os sikhs são seguidores de 11 Gurus.

Islamismo: o profeta é Maomé. O livro sagrado no islã é o Alcorão.

 Os sikhs usam turbante mas depois de 11 de setembro, muitos passaram a ser confundidos com muçulmanos.

O Sikhismo nasceu com o objetivo de proteger os mais fracos independentemente da crença ou religião. Através disso muitos sikhs alcançaram posições de destaque e cargos de confiança em vários países como Estados Unidos, Canadá, e países da Europa.

Confira abaixo fotos de SIKHS




















Como você pode ver, são religiões praticadas em várias partes do mundo e são diferentes em muitos aspectos.

O Guru Granth Sahib Ji é a literatura sagrada do Sikhismo. 
 Alcorão é a literatura sagrada do Islamismo,

Na religião Sikh dez gurus compilaram o Guru Granth Sahib Ji, que incluiu passagens de sufis e hindus concluindo um total de 11 gurus.
No Islã, acredita-se que Gabriel, o anjo, foi o mediador de Deus, que havia revelado Alcorão a Maomé.

Os três pilares em Sikhismo são Naam Japna, Kirat koro e Vachakko.
Enquanto há cinco pilares do Islã, o Sikhismo tem três pilares.

Ao contrário do islamismo, sikhismo têm Cinco K. Os Cinco K são Kesh (cabelo limpo sem cortes), Kangha (pente de madeira), Kachera (limpos calções brancos), Kara (pulseira de aço no braço direito) e Kirpan (espada afiada de comprimento).

Os professores no Sikhismo são chamados  Gurus.
Os professores do Islã são conhecidos como Rasools ou Nabis.

O sikh recebe o nome proveniente do Guru Granth Sahib e o sobrenome Singh, que signica leão (Rei) e Kaur para as mulheres que significa princesa.
O muçulmano recebe o nome proveniente dos profetas do Alcorão.

Outra diferença que pode ser vista entre as duas religiões é na observação de peregrinação. Sikhismo não acredita em peregrinação. 
Por outro lado, pessoas que seguem o Islã tem Hajj Peregrinação.

O templo Sikh é chamado Gurdwara.
Do Isla é Mesquita.

Todo templo sikh tem refeição comunitária, onde homens, mulheres e crianças sentam juntos para fazer as refeições. 

Aos homens que praticam Sikhismo são recomendados a Não circuncidar enquanto que os homens que praticam o islamismo, sim. .

Outra diferença que pode ser visto entre o Islamismo e o Sikhismo é no funeral.
Um Sikh morto é cremado. 
Um muçulmano morto é enterrado.

Sikhismo é tolerante com todas as religiões e não tem como objetivo a conversão das pessoas. No templo sikh existem 4 portas, significa que todas as religiões são bem vindas.
O islamismo tem como objetivo a conversão das pessoas.

No templo sikh homens e mulheres participam das orações lado a lado no mesmo local.
Nos templos muçulmanos as mulheres ficam em lugares separados dos homens, geralmente atrás deles.

Sikhismo não tem punições religiosas e acredita no karma.
Islamismo se baseia na Sharia, que são punições permitidas no Alcorão e não acredita em karma.

Sikhs podem comer carne de porco e não comem carne halal. Sikhs são contra a sangria.
Muçulmanos só comem carne halal (abatido com sangria) e não podem comer carne de porco.

Amritsar é o lugar sagrado para os sikhs.
 Meca é o local sagrado para os muçulmanos.

Amristar

Meca



No Sikhismo, Gurpurabs são considerados dias auspiciosos e o Eid é um dia auspicioso para o Islã.

Roupas típicas do homem muçulmano:



Roupas típicas do homem sikh, repare que a forma de amarrar o turbante é diferente:



Viu só quanta diferença!!
Até a próxima!

Abraços!!

O que é um sikh?

Um modo de vida e filosofia bem à frente de seu tempo quando foi fundada há mais de 500 anos atrás, a religião Sikh hoje tem uma base de mais de 20 milhões de pessoas em todo o mundo. Sikhismo prega uma mensagem de devoção e lembrança de Deus em todos os momentos, vida verdadeira, a igualdade da humanidade, da justiça social e não apóia superstições e rituais cegos. Sikhismo é aberta a todos através dos ensinamentos de seus 10 Gurus consagrados no Livro Sagrado Sikh e  Sri Guru Granth Sahib.


'Sikh' a palavra no idioma punjabi significa "discípulo", sikhs são os discípulos de Deus que seguem os escritos e ensinamentos dos Dez Gurus Sikh. A sabedoria desses ensinamentos no Sri Guru Granth Sahib ( o livro sagarado que dá um total de 11 Gurus) são práticos e universais em seu apelo a toda a humanidade.

"Qualquer ser humano que acredita fielmente em: (i) um ser imortal, (ii) Dez Gurus, de Guru Nanak ao guru Gobind Singh, (iii) O Guru Granth Sahib, (iv) As declarações e ensinamentos dos 10 Gurus e , (v) o batismo legada pelo décimo Guru, e que não deve fidelidade a nenhuma outra religião é um sikh. "(Rehat Maryada, Sikh Código de Conduta)


Filosofia e Crenças

  Há um só Deus. Ele é o mesmo Deus para todas as pessoas de todas as religiões.

  A alma passa por ciclos de nascimentos e mortes antes que ele atinja a forma humana. O objetivo de nossa vida é levar uma existência exemplar para que se possa fundir-se com Deus. Sikhs devem se lembrar de Deus em todos os momentos e práticas que vivem uma vida virtuosa e verdadeira, mantendo um equilíbrio entre as suas obrigações espirituais e obrigações temporais.

  O verdadeiro caminho para alcançar a salvação é se fundindo com Deus não exige a renúncia ao mundo e ao celibato (como é o caso dos padres na Igreja católica, por exemplo), mas viver a vida de um chefe de família, ganhar uma vida honesta e evitar tentações mundanas e pecados é a filosofia sikh.

  Sikhismo não tem rituais como o jejum, lugares de peregrinação, superstições, culto dos mortos, idolatria etc

  Sikhismo prega que as pessoas de diferentes raças, religiões, sexo são todos iguais aos olhos de Deus. Ensina a plena igualdade de homens e mulheres. 

As mulheres podem participar de qualquer função religiosa ou realizar qualquer cerimônia Sikh ou conduzir a congregação em oração.

História e Práticas

O fundador da religião Sikh foi Guru Nanak, que nasceu em 1469. Ele pregou uma mensagem de amor e compreensão . Guru Nanak passou a sua liderança iluminada desta nova religião a nove Gurus sucessivamente. O ultimo guru foi o Guru Gobind Singh que morreu em 1708.


Durante sua vida o Guru Gobind Singh estabeleceu a ordem Khalsa (que significa "O puro"), soldados-santos. Um Khalsa mantém as mais altas virtudes sikh de dedicação, empenho e uma consciência social.  Khalsa são homens e mulheres que se submeteram a cerimônia de batismo Sikh e que siguem rigorosamente o Código de Conduta e Sikh e Convenções que usam os artigos prescritos físicos da fé. Uma das mais notáveis demonstrações de fé ​​é o cabelo sem cortes (necessário ser coberto por um turbante para os homens) e do Kirpan (espada cerimonial).
Khalsa realizando uma marcha

Sikh Khalsa
Membros do Khalsa show exibindo suas medalhas

Antes de sua morte, em 1708 Guru Gobind Singh declarou que os Sikhs já não precisavam de uma vida para guiá-los e nomeou como seu sucessor espiritual Sri Guru Granth Sahib ( o livro sagrado), seu sucessor físico o Khalsa. Guru Gobind Singh sentiu que toda a sabedoria necessária para Sikhs para orientação espiritual em suas vidas diárias poderiam ser encontradas no Sri Guru Granth Sahib, o Guru eterno dos Sikhs. Sri Guru Granth Sahib é único no mundo das escrituras religiosas, porque não só é concedido o estatuto de ser o líder espiritual da religião Sikh, mas além da poesia dos Gurus, também contém os escritos de santos de outras religiões cujos pensamentos foram consistentes com os dos Gurus Sikh.


Sikhismo não tem padres ou sacerdotes, pois estes foram abolidos pelo Guru Gobind Singh. O Guru sentiu que os homens que lideravam a religião haviam se tornado corruptos e cheios de ego, por isso a inexistência de sacerdotes ou líderes. Sikhs só tem guardiões do Guru Granth Sahib (granthi), e qualquer Sikh é livre para ler o Guru Granth Sahib na Gurdwara (um templo Sikh) ou em sua casa. Todas as pessoas de todas as religiões são bem-vindas nos templos, chamados de Gurdwara. 

A cozinha comunitária gratuita pode ser encontrada em todas as Gurdwaras que servem refeições a todas as pessoas de todas as fés, desde hindus, cristãos, muçulmanos ente outros. Guru Nanak começou esta instituição que definem os princípios básicos Sikhs de humildade, serviço e igualdade.
Refeição é servida para todos.

Cozinha do Langar


O mais importante centro histórico religioso para os sikhs é Harmiandir Sahib (Templo Dourado/Golden Temple) em Amritsar, no estado de Punjab, no norte da Índia. É o centro inspirador e histórico do Sikhismo, mas não é um lugar de peregrinação obrigatória ou adoração. Todos os lugares onde o livro sagrado Sri Guru Granth Sahib está instalado são considerados lugares igualmente sagrados para os sikhs.



Toda gurdwara tem o livro sagrado. Ele fica num lugar especial e coberto por um manto .

Como reconhecer um sikh na rua?

Faz tempo que não falo sobre o sikhismo. Mas vejo muita pesquisa em relação ao sikhismo no Brasil e isso me incentiva a escrever mais sobre o assunto.
Eu escrevo para os "aprendizes"  assim como eu, e para aqueles que conhecem ou se relacionam com algum sikh mas ainda não tiveram a oportunidade de conversar sobre isso.

Hoje o sikhismo se espalhou na América e na Europa então é possível encontrar um seguidor que não seja indiano. Nem todos os sikhs são indianos, muitos ocidentais estão se tornando também. Mas nós sabemos que fora da Índia nem todos (incluindo os indianos) usam o turbante e muitos homens fazem a barba principalmente quando começam a trabalhar em empresas ocidentais. Muitas mulheres também deixam a roupa punjabi e usam calça jeans e camiseta.

Então como saber se a pessoa é sikh? Como saber se o indiano é Punjabi??
Muito simples. O primeiro sinal seria o turbante. Mas hoje em dia nem todos os sikhs usam turbante, você deve observar é o braço direito. Os sikhs usam uma pulseira/bracelete de metal no pulso direito (permanente) e isso vale para homens, mulheres e até crianças.

Esse bracelete nós chamamos de Kara (pronuncia-se kará).O kara foi instituído pelo décimo Guru Gobind Singh no Baisakhi Amrit Sanskar em 1699.

Além disso, o uso do kara por não-Sikhs é incentivado, pois representa a "totalidade de Deus".

O bracelete é uma lembrança constante da missão Sikh nesta terra, dada ao homem e a mulher para realizar obras de justiça e verdade mantendo os ensinamentos dados pelo Guru. O bracelete faz o Sikh lembrar que ele é um servo de Deus, por isso não deve fazer nada que possa trazer vergonha ou desgraça. Quando a pessoa olha para o bracelete, ela é levada a pensar duas vezes antes de fazer qualquer mal com as mãos.

É um símbolo do apego inquebrantável a Deus. É na forma de um círculo que não tem começo nem fim, como a natureza eterna de Deus e também um símbolo da irmandade Sikh.
Normalmente se usa na mão direita que é a mão dominante.






Alguns homens preferem esse modelo mais grosso




Esse formato é o mais comum. O meu bracelete é assim.



Você pode observar o uso do bracelete nos atores de Bollywood e nos cantores punjabi. 








Beijos!!

Concurso Orgulho Internacional do Turbante

Concurso de beleza e turbante em Amristar,Índia. O concurso Mr. Singh International Turban Pride, algo como Mister Singh Orgulho Internacional do Turbante é um evento anual e promove a cultura e as tradições da religião monoteísta Sikh, fundada no século 16, na região de Punjab, que corresponde hoje a áreas da Índia e do Paquistão. O vencedor é considerado o embaixador cultural sikh.

O concurso reuniu 26 competidores que disputaram nas modalidades de físico, talento, vestuário tradicional e traje real.

Confira as fotos do Mr. Singh ITP 2012


 Candidatos fazem pose durante a competição física. Um dos orgulhos do homem punjab é mostrar resistência física, masculinidade, gostam de mostrar que são homens muito fortes prontos para a luta.





Concorrentes desfilam com trajes tradicionais de casamento 




Os vencedores do concurso Mr. Singh International Turban Pride 2012, na cidade de Amritsar (Índia), comemoram o resultado. O vencedor, Tejinder Singh (no centro), é considerado o embaixador cultural sikh.






Vencedor 2012 Tejinder Singh



Damandeep Singh - Mr. Singh International 2009