sábado, 18 de março de 2017

O que eu admiro no Sikhismo: Langar

Uma coisa maravilhosa ensinada no sikhismo é a caridade. Homens, mulheres e crianças são ensinados a servir o próximo, e o principal ato de caridade é o langar que é uma refeição servida diariamente a todas as pessoas independentemente de casta, classe social e religião, de graça, todos os dias!! Até mesmo os templos sikhs fora da Índia também oferecem a refeição.
Aqueles que preparam os alimentos, servem as pessoas e trabalham na limpeza são voluntários, desde idosos, mulheres, jovens e crianças.

O pão chapati/roti deve ser recebido com as duas mãos, e aconselha-se não deixar comida no prato, pois desperdício é falta de respeito. Mas você pode comer quantas vezes quiser! E olha que a comida é uma delícia, com daal, roti, vegetais, e até um docinho! A cabeça deve estar coberta pois você está num lugar religioso e a comida é uma benção.

Todos os dias 80 mil pessoas são alimentadas.
Que exemplo, heim!
Quem for à Índia não deixe de visitar um templo sikh e participar do langar, é uma experiência única, maravilhosa! Quer maior ato de caridade do que alimentar de graça as pessoas diariamente?

Veja como é um o langar na India.


Abraços!

Um comentário:

  1. Star, tenho uma historia de 7 anos com um indiano Sikh. Ele sempre disse me amar e nos conversamos por 2 anos, ele me enviava presentes e sempre foi mt respeitoso comigo porem nunca me falou abertamente sobre o q queria. Eu acabei me casando aqui no Brasil e tive uma filha q agora esta com 05 meses.... e ele se mudou para Singapura e esta por la desde 2014. Ficamos 4 anos sem nos falar apesar de eu ter tentado muito, ele nunca respondia nada e havia me bloqueado em tudo! Há algum tempo nos reencontramos no LinkedIn e eu enviei uma mensagem mais uma vez ... acreditei que nao iria me responder rs para minha surpresa ele me respondeu e voltamos a nos falar diariamente ! Eu ja estava me separando do meu marido por motivos um pouco tristes para mim, motivos que entristecem mt o meu indiano! Enfim, ele ainda diz me amar e acabamos voltando o nosso " relacionamento" da mesma forma que era antes ! So que agora eu o vejo de uma forma totalmente diferente... recebo esse amor de uma forma totalmente diferente! Ele vem para o Brasil agora em 2018 pra me ver ! Somos dois nerds kkkk ele do TI e eu prof de ingles! Nunca estive tao feliz! Rs estamos planejando ir a Índia em 2019 no inicio do ano, quando ele pretende me levar para conhecer kashmir que é onde a familia dele vive ! Voce tem alguma dica para me dar? Algo que eu precise fazer ? Eu estou tentando aprender mais c ele sobre a cultura e todo o resto para nao cometer gafes. Voce acredita que isso pode dar certo? Ele esta indo pra india agora em maio para ver os pais ! Estamos mt ansiosos! Kkk beijos se puder me passa seu email?

    ResponderExcluir