sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Como reconhecer um sikh na rua?

Faz tempo que não falo sobre o sikhismo. Mas vejo muita pesquisa em relação ao sikhismo no Brasil e isso me incentiva a escrever mais sobre o assunto.
Eu escrevo para os "aprendizes"  assim como eu, e para aqueles que conhecem ou se relacionam com algum sikh mas ainda não tiveram a oportunidade de conversar sobre isso.

Hoje o sikhismo se espalhou na América e na Europa então é possível encontrar um seguidor que não seja indiano. Nem todos os sikhs são indianos, muitos ocidentais estão se tornando também. Mas nós sabemos que fora da Índia nem todos (incluindo os indianos) usam o turbante e muitos homens fazem a barba principalmente quando começam a trabalhar em empresas ocidentais. Muitas mulheres também deixam a roupa punjabi e usam calça jeans e camiseta.

Então como saber se a pessoa é sikh? Como saber se o indiano é Punjabi??
Muito simples. O primeiro sinal seria o turbante. Mas hoje em dia nem todos os sikhs usam turbante, você deve observar é o braço direito. Os sikhs usam uma pulseira/bracelete de metal no pulso direito (permanente) e isso vale para homens, mulheres e até crianças.

Esse bracelete nós chamamos de Kara (pronuncia-se kará).O kara foi instituído pelo décimo Guru Gobind Singh no Baisakhi Amrit Sanskar em 1699.

Além disso, o uso do kara por não-Sikhs é incentivado, pois representa a "totalidade de Deus".

O bracelete é uma lembrança constante da missão Sikh nesta terra, dada ao homem e a mulher para realizar obras de justiça e verdade mantendo os ensinamentos dados pelo Guru. O bracelete faz o Sikh lembrar que ele é um servo de Deus, por isso não deve fazer nada que possa trazer vergonha ou desgraça. Quando a pessoa olha para o bracelete, ela é levada a pensar duas vezes antes de fazer qualquer mal com as mãos.

É um símbolo do apego inquebrantável a Deus. É na forma de um círculo que não tem começo nem fim, como a natureza eterna de Deus e também um símbolo da irmandade Sikh.
Normalmente se usa na mão direita que é a mão dominante.






Alguns homens preferem esse modelo mais grosso




Esse formato é o mais comum. O meu bracelete é assim.



Você pode observar o uso do bracelete nos atores de Bollywood e nos cantores punjabi. 








Beijos!!

15 comentários:

  1. Sat Sri Akal Star Ji

    A minha Kara e das que tem gravadas WAHEGURU JI :)
    A do meu marido e muitíssimo afiada! Um perigo! Meia volta magoa quem se aproxima dele hehe

    O meu marido nao pode usar turbante no trabalho em Londres e desde entao nao usa... Mas quer por! Mas para isso e preciso um grau enorme de dedicação e coragem pois muitas portas fecham-se se uma pessoa usar turbante o que e uma pena :(
    Eu gosto muito de ver mas não era capaz de usar :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sat sri akal Claudia Ji
      A sua kara deve ser muito linda! O meu marido usa uma gravada também mas para mim ficou muito larga. Então dessa última vez que ele foi pra Índia ele trouxe uma menor, porém sem nada gravado. Eu usava uma outra bem grossa mas machucava meu pulso porque era pesada e eu tinha medo de lavar louça com ela porque ela batia nos pratos e só faltava quebrá-los!
      Desde então passei a usar uma mais fina.

      Eu passei a apreciar turbante, só vi meu marido usando duas vezes, uma foi no casamento e na outra vez quando fomos a um templo. Mas aqui as pessoas nunca viram um turbante na vida, então imagine como ele chamou a atenção rs..graças a Deus fomos bem tratados na rua mas eu não arriscaria a sair assim com ele todos os dias. Realmente as portas se fecham.

      Uma vez quando estava frio eu usaei minha dupatta na cabeça quando fui passear com meu marido e as pessoas olhavam muito. Infelizmente a gente não pode ser diferente. Para você ter uma ideia, as pessoas olham muito quando eu uso bindi apenas (porque aqui estou usando mais calça jeans), imagine se meu marido usasse turbante. É uma pena :(
      Beijos!

      Excluir
    2. Gostava de saber mais sobre esse povo pois estou a gostar de um indiano grata

      Excluir
    3. Comecei a gostar de um punjab, não nos comunicamos bem por causa da língua. Não sei nada sobre ele , nem sei como lhe explicar que sexo sem preliminares é doloroso , ele usa a bracelete no lado esquerdo..é o sobrenome Labana , gosto tanto dele podem dar umas dicas de como me relacionar ? Não quero desrespeitar as suas crenças , gostava de aprender mais ...obrigado!

      Excluir
  2. Star voce tem algum email que possa entrar em contato pra tirar algumas dúvidas

    ResponderExcluir
  3. A pulseira sikh de Ouro significa que a pessoa já está comprometida, ou seja,noiva preparando-se para casar?

    ResponderExcluir
  4. A pulseira sikh de Ouro significa que a pessoa já está comprometida, ou seja,noiva preparando-se para casar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! A pulseira de ouro não tem nenhum significado. Isso é uma escolha da pessoa que pode ser prata, aço ou ouro e só depende do poder aquisitivo e gosto.

      Excluir
  5. Olá, tenho profundo respeito pelo Sikhismo e suas belas tradições.
    Como faço para adquirir um Kara?

    Obrigado,
    Jorge Oliveira

    ResponderExcluir
  6. Você sabe onde posso adquirir uma kara no Brasil. Já pedi 2 vezes pelo eBay e não chegou

    ResponderExcluir
  7. Boa tarde! Você falou que se usa a kara no braço dominante,então eu posso usa-la no braço esquerdo?

    ResponderExcluir
  8. Eu sou brasileira e namoro um indiano. Mais sempre achei linda a pulseira dele e não sabia o significado obrigada.

    ResponderExcluir
  9. Ola boa tarde, nao sabia o significado da kara, fico feliz em saber w muito lindo, onde podemos adquirir uma?

    ResponderExcluir